O teste máximo/The ultimate challange
Nos tempos em que estudava na Universidade, no Monte de Caparica, na outra banda, era frequentemente comentado entre nós que o grande teste a um condutor era o garrafão da Ponte Salazar. Obviamente éramos estudantes, jovens, com a carta tirada há pouco tempo e apenas alguns de nós (entre os quais eu não me inclua) tinham carro. Também na altura o garrafão da Ponte Salazar não tinha as demarcações que hoje tem. Era uma selva. Valia quase tudo. Só o simples facto de conseguir chegar com o carro imaculado à entrada da ponte já era digno de prémio Nobel.Hoje, quase 15 anos depois, mais velho e com mais experiência tomo nota que, afinal sobreviver ao garrafão da Ponte Salazar é nada, ou seja, comparar a experiência que é conduzir um carro em Riade, na Arábia Saudita, à hora de ponta com o garrafão é comparar o Lisboa-Dakkar com um passeio na praia. Não tem nada a ver. Por estes lados é a chacina completa, vale tudo. É ver os carros a atropelaram-se, a darem enormes castanhadas uns nos outros (mas tudo continua como se nada fosse), e assim por diante. Para se conduzir com o mínimo de confiança é preciso funcionar tipo radar, ou seja, estar constantemente a olhar para todos os espelhos para saber o que se passa ao redor.
Sorry for this long post in Portuguese, but it is a comparison between driving in Lisbon and in Saudi Arabia. Lisbon is to Riyadh as a drive in the beach is to the Lisboa-Dakkar rally.
1 Comments:
Tenho de dizer que apesar de tudo, mesmo assim ainda nao consguiste criar uma imagem que faca justica a situacao que se vive nas estradas de Riyadh. Alias acho que ninguem consegue. Aqui tem mesmo de ser "fechar os olhos e fe em Deus" (apenas Ele ve tudo, portanto ate calha bem!).
Fazem-se 6 faixas onde estao delimitadas 4 e depois dessas 6 faixas, 4 faixas poderao (sem indicar) virar a esquerda apesar de proibido para 3 dessas 4 faixas... virar a direita com o semafero vermelho (que ate e' legal por ca)... circular em sentido contrario apesar de sinalizacao existente e claramente visivel... passar pela direita de todos os carros parados nos semaferos para depois esperar atravessado a frente deles (ja no cruzamento em si) para virar a esquerda quando os semaferos mudarem de cor... ultrapassar na autoestrada, por fora da faixa de rodagem... bom, apenas alguns exemplos a qual assistimos diariamente (haverao mais)...
Enfim aventuras... gotta love it :o)
Um abraco,
Luis
Enviar um comentário
<< Home